'Um Deus preocupado com a humanidade? reflete sobre a questão da experiência religiosa hodierna.
Reflexão
Product ID: 7243
Product SKU: 7243
Livro Um Deus Preocupado Com a Humanidade

Livro Um Deus Preocupado Com a Humanidade

Marca: Reflexão Referência: 005028


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível


 



O texto tem como ponto de partida e preocupação de fundo um problema fortemente sentido por aqueles que militam na linha de frente da atividade pastoral: a emergência de uma nova religiosidade cujo influxo no seio do cristianismo subtrai do seguimento de Jesus Cristo a dimensão de solidariedade com o semelhante.


 


Seguindo o esquema ver-julgar-agir, apresenta uma gênese e uma caracterização desta nova religiosidade contrapondo-a à experiência de Deus vivida por Jesus de Nazaré enquanto servo e anunciador do reino de Abba. O objetivo é tentar compreender como essa experiência deu conta de cumprir e articular de forma profunda as exigências bíblicas de amar a Deus e amar ao próximo. A fim de levar adiante esta tarefa, recorre à obra do eminente teólogo dominicano Edward Schillebeeckx, nomeadamente, à sua cristologia.


 


Dada a natureza da problemática que discute, e à luz da compreensão da experiência de Deus vivida por Jesus como experiência de um Deus preocupado com a humanidade, apresenta também, num momento de síntese, uma breve reflexão de cunho mais propriamente pastoral cuja intenção é elencar alguns sérios desafios a serem considerados pelas igrejas cristãs no exercício mesmo de sua missão evangelizadora nesse novo e mutante momento histórico-cultural onde opera a nova religiosidade.


 


Uma esperança perpassa e entrelaça todo o texto: a de contribuir, ainda que modestamente, para o resgate de uma compreensão e uma vivência integrais da fé cristã. Tal representaria um valioso serviço à Igreja de Jesus Cristo.


 


Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos